Faiança do Séc. XX
Conservação e restauro de faiança portuguesa

O desafio e a resposabilidade coabitam num atelier de um conservador restaurador. Chegou esta manhã ao atelier esta peça da fábrica Fábrica de Louça da Fonte Nova do pintor Licínio Pinto no seu estado de conservacao e razoável embora lhe falta uma asa. A sua prospota de intervenção passa pela reconstrução através de moldes da referida asa.
Licínio Pinto e Francisco Pereira
A mais famosa dupla de ceramistas aveirenses
Licínio Pinto e Francisco Pereira é a dupla de pintores de azulejos mais famosa de Aveiro, com obras espalhadas por todo o país, com destaque para estações da CP, sendo autores das três primeiras estações portuguesas decoradas com painéis artísticos.
Durante mais de duas décadas, Licínio Pinto da Silva (1882 – 1951) e Francisco Luís Pereira (1891 – 1961) formaram a mais conhecida e produtiva dupla aveirense de pintores de azulejos, autores de obras públicas espalhadas por todo o país, produzidas em empresas de referência no panorama da cerâmica nacional: Fábrica da Fonte Nova, Empresa de Louças e Azulejos de Aveiro (E.L.A.), Empresa Olarias de Aveiro, Lda. (E.O.A.L.) e Fábrica do Outeiro, esta última situada em Águeda.
O prestígio destes dois pintores cerâmicos começou na Fábrica da Fonte Nova, fundada em 1882 pelos irmãos Melo Guimarães, a qual se tornou na mais prestigiada produtora de azulejos do distrito, e da qual Licínio Pinto e Francisco Pereira se tornaram os principais pintores. Foi precisamente na Fonte Nova que esta dupla pintou os painéis artísticos das fachadas exteriores das estações da Granja, de Aveiro e de Ovar colocados em 1914, em 1916 e entre 1915 e 1919, respetivamente, e que foram as três primeiras estações em Portugal a serem exteriormente decoradas com painéis de azulejos.
Autores do sexto conjunto de painéis mais bonito de Portugal
De acordo com a página eletrónica https://www.vortexmag.net/os-7-paineis-de-azulejos-mais-bonitos-de-portugal/, os painéis da Estação da CP, em Aveiro, da autoria de Licínio Pinto e Francisco Pereira, foram considerados como sendo o sexto conjunto mais bonito do país.
Como curiosidade, há a registar que os conjuntos de painéis classificados em segundo e em terceiro lugar – Estação da CP do Pinhão e Igreja de Válega – foram executados em Aveiro, na Fábrica Aleluia. O primeiro conjunto é da autoria de J. Oliveira, enquanto o segundo é um trabalho coletivo.
https://diocese-aveiro.pt/cultura/aveirenses-notaveis-licinio-pinto-e-francisco-pereira-a-mais-famosa-dupla-de-ceramistas-aveirenses/
Se tiver uma peça que gostaria de ver restaurada, pode fazê-lo no Atelier Rita Roque!
Não exite em contactar-nos!
Orçamento grátis
.
.
Atelier Rita Roque milagres acontecem
https://ofertas.ritaroque.com/orcamento
.https://www.ritaroque.com/news
.
.
Conservação e Restauro
info@ritarroque.com
https://www.instagram.com/rita_roque_restauro/
#restauro #conservação
#atelierritaroque #ritaroque #conservaçãoerestauro #restaurodefainça #earthenwareconservation
#restaurationdefaïence #restaurationlisbonne