Emplastros

Rita Roque • 26 de junho de 2021

Emplastros de limpeza

Uma toalha está enrolada em uma tigela de líquido azul

A palavra emplastro tem a sua origem no campo da medicina e refere-se à aplicação de uma compressa de limpeza sobre o corpo para aliviar uma infeção. A noção de emplastro foi adaptada para a limpeza dos edifícios históricos e um emplastro verdadeiro é utilizado para a remoção de contaminantes e de manchas profundamente penetrados a partir da superfície da alvenaria e da escultura. Na prática corrente, a palavra emplastro estende-se a uma larga gama de materiais e de técnicas de limpeza, de que nem todos exercem os efeitos de um verdadeiro emplastro sobre o substrato.  

Aquilo a que se pode chamar de emplastro verdadeiro ou simples contém apenas água e o veículo de emplastro, baseando-se nestes elementos para a mobilização e a remoção do contaminante. O veículo de emplastro mais vulgar é a argila, assim como são também usados o papel e as fibras de algodão, e o talco, o cré e até a farinha e outros materiais tradicionais. Uma mistura de argila com fibra de papel produz uma mistura plástica e absorvente que é frequentemente preferida pelos conservadores para a escultura de pedra. 

Este emplastro verdadeiro ou simples é geralmente usado para a dessalinização, para retirar os sais solúveis, ou como um método de limpeza de substratos tais como o calcário, que 
respondem à limpeza por água. Nestes casos, deixa-se secar o emplastro e a sujidade e / ou os sais são transportados pela humidade, para o emplastro, pela ação da capilaridade. Podem ser necessárias aplicações múltiplas para se transportarem os sais do interior dos poros superficiais.
Qualquer que seja o veículo, o emplastro é misturado com água para formar um material que consiga aderir ao substrato. A argila forma uma massa pegajosa que adere bem à pedra e a outras superfícies. Estes emplastros simples podem ser vantajosamente misturados à mão e no 
local, conforme vai sendo necessário, pela adição de água ao veículo de emplastro.


Catherine Woolfitt e Graham Abrey 
Tradução por António de Borja Araújo, Engenheiro Civil, I.S.T.

Após esta introdução explicativa do uso de emplastros na limpeza de superfícies na conservação e restauro, tive vontade de partilhar convosco a solução criativa, com base no conceito e prática da utilização da técnica de emplastros que utilizámos no Atelier Rita Roque no processo de limpeza destes potes de #porcelana #companhiadasíndias que era necessário preservar o selo que está no fundo do referido pote, foi colocado panos de algodão para levar até ao topo o detergente utilizado para a devida limpeza.









 
Atelier Rita Roque milagres acontecem 

Conservação e Restauro 

info@ritarroque.com




#restauro #conservação #atelierritaroque #ritaroque #restaurodeporcelana #conservaçãoerestauro #companhiadasíndias #porcelainconservation #repairingporcelain #restaurationdeporcelaine

Noticias Atelier Rita Roque

azulejos modernistas de autoria de Hansi Stael artista da Secla, restauro de azulejos
Por Rita Roque 29 de julho de 2024
restauro de cerâmica, restauro de azulejos, azulejos modernistas dos anos 50. obras da autoria de Hansi Stael, artista da Secla.
faiança portuguesa do séc.XIX, Restauro de faiança portuguesa, fabrica Bandeira, fervença
Por Rita Roque 8 de maio de 2024
restauro de faiança portuguesa da fabrica bandeira ou fervença
restauro de escultura de jardim em cerâmica do ceramista Jorge Mealha
Por Rita Roque 16 de outubro de 2023
sente-se connosco à roda de oleiro!
Mais Posts